CRIATIVIDADE EM AÇÃO
PAINEL DE DEBATE
Sobre o Debate:
Intervenções:
1. Pedro Branco:
Apresentação da sessão, onde se explicitará a metodologia adotada – intervenção de cada um dos oradores, seguido de um debate final aberto a todos –, assim como se dará um enfoque especial à importância do tema para os nossos dias, fazendo também uma pequena apresentação/justificação do seu painel de convidados: Nuno Godinho, Susana Gomes da Silva e Américo Peças.
2. Nuno Godinho:
2. Nuno Godinho:
- Definições: criatividade e criação. A criação amplia, expande a linguagem e o conhecimento. a criatividade complexifica: cria novas relações dentro do que já é conhecido.
- Métodos: saltar para o desconhecido ou caminhar pelo conhecido.
- Autoria: o que crias é maior do que o que querias criar.
3. Susana Gomes da Silva:
Ser criativo é uma canseira! Gostava de conversar sobre o paradoxo/contradição entre o peso da obrigação da criatividade como discurso omnipresente na sociedade atual e a verdadeira urgência de se desenvolver pensamento criativo como uma maneira de estar e uma ferramenta de sobrevivência inerente à própria condição de se ser pessoa e de se estar vivo.
4. Américo Peças:
"Uma escola outra”: Ser pedagogo pressupõe "uma infinita atenção ao outro" (Readings, 1996). Num espaço escolar, tão habitado por estereótipos e tão desfasado de contemporaneidade, que caminhos têm de ser trilhados e inventados para que esse trânsito de radical humanidade se cumpra?
Programa EARTHfest'2016:
Dia: Sábado, 30 de abril
Horário: 14h30 às 16h30
Zona de Programação: EARTHfest em Foco (Auditório do CIM)
Parceiro: FAREDUCA - Educação para a Sustentabilidade
Mais informações:
Pedro Branco: Professor do 1º Ciclo, escritor, poeta, compositor e cantor. Também ator e aprendiz de outras artes. Colabora com a FAREDUCA desde 2010 nas áreas pedagógicas e artísticas.
Nuno Godinho: Nasceu em Angola a 1 de Agosto de 1973 e vive em Lisboa desde 1974. Licenciou-se em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico em 1996 e terminou o curso de Cinema no Ar.Co em 2010. É um artista associado do Atelier Concorde.
Susana Gomes da Silva: Nasceu em 1970, Lisboa. Começou por querer ser bailarina e cientista, mas depois licenciou-se em História, dedicou-se ao ensino durante cinco anos e depois resolveu mudar de rumo dedicando-se à educação nos museus. Fez uma pós-graduação em Museus e Educação em Barcelona, um estágio no New Museum of Contemporary Art em Nova Iorque e tirou o Diploma em Museum Studies em Leicester, Reino Unido. Descobriu que a educação museal era definitivamente a sua área de eleição e desde então trabalha na Fundação Calouste Gulbenkian onde é responsável por toda a programação educativa do Centro de Arte Moderna. Acredita muito no que faz, e fala e escreve sobre isso sempre que tem oportunidade. Por isso tem publicado vários artigos e participado como convidada em inúmeras conferências e cursos universitários e profissionais. Tem a sorte e o privilégio de estar rodeada de gente criativa e empreendedora com quem se orgulha de fazer equipa. Gosta de pensar diariamente que ainda tem muitos desafios pela frente.
Américo Peças: Pedagogo. Movimento da Escola Moderna.