sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dança Ecologia do Ser - oficina de dança para adultos

 
Sobre a oficina:

Através da metodologia Movimento Amalgama, promove-se o Corpo Dançante e o Ser como um todo, integrado por uma Dança holistica, ancorada nos ritmos e qualidades da Natureza.
 
Numa abordagem em nível aberto, o participante contacta com os principais princípios que estruturam a mesma promovendo; uma livre e consciente dança natural, capacidades próprias, a relação com o outro, com o grupo e o meio circundante, onde a dimensão dos afectos está sempre presente.
 
Esta metodologia cruza princípios e práticas orientais com técnicas de dança. Através de Improvisação e Contacto promove o auto-conhecimento e a relação com o outro. "Deixar sentir para fazer Dançar" (AlSandra Battaglia).
 
Orientadores: Monitores Movimento AMÁLGAMA
 
Direção: Sandra Battaglia (Diretora da Companhia de Dança AMÁLGAMA)
 
Duração da Oficina: 90'
 
Público-Alvo: jovens (a partir dos 15 anos) e adultos
 
Nº máximo de participantes: 20 (aconselha-se a inscrição prévia; saiba como aqui)

Requisitos: roupa confortável; meias (possibilidade de fazer a oficina de pé descalço)
 
Nota: caso haja um elevado nº de participantes inscritos, poderão ser constituídos dois grupos simultâneos, desde que as condições atmosféricas permitam a realização desta oficina ao Ar Livre.


Programa EARTHfest'2016:

Dia: Sábado, 30 de abril

Horário: das 17h00 às 18h30

Zona de Programação: Mãos na Terra (sala de ateliers do CIM e/ou espaço exterior ao ar livre)


Parceiro: AMÁLGAMA Companhia de Dança



Mais informações:

A AMÁLGAMA Companhia de Dança nasce no ano 2000 com o objetivo desenvolver, promover e descentralizar a dança, aliada a outras áreas como a música, o texto, o vídeo e as artes plásticas.

É uma estrutura de criação própria, com o desejo crescente de difundir a arte numa visão holística, abrangente ao nível da Arte, da Educação e da Saúde, propondo uma forma própria de viver a dança através dos seus espectáculos e tertúlias, assim como pelas oficinas dirigidas à comunidade.

Esta visão foi tomando forma ao longo dos anos, com o desenvolvimento do método "Movimento AMÁLGAMA", acreditando que a dança deve chegar a todos e que através da experiência artística, do corpo e do movimento, se promovem capacidades próprias de expressividade de si, com a consequente melhoria da comunicação com os outros e o meio envolvente.

Definir metodologias de trabalho tem alicerçado a identidade da companhia, amadurecida numa constante pesquisa, prática e reflexão ligadas ao corpo , à alma e ao espírito, pela consciência da unidade que somos e da orgânica energética do movimento, comum a tudo o que é vivo e se expressa.

Nesta busca de uma forma de comunicar através da Arte, a criatividade, a expressão do Ser, nesta mestra matriz do Corpo Dançante, de livre pedreiro, no prazer de construir e fazer, acreditamos numa renovação da consciência humana, que deverá ser maior, melhor e que englobe, de horizontes abertos, aquilo que profunda e verdadeiramente interessa ao ser humano como um fito que todos buscam no encontro consigo próprios, com os outros, com a plenitude e a felicidade.

Talvez desta consciência nasça uma verdadeira capacidade de dar, de amar, e de senti-lo com reciprocidade.


Acreditamos que a Dança a todos deva chegar com o que de mais essencial possui, fazendo-se “experimentar” com uma nova consciência sobre o papel da Arte nas nossas vidas.