quarta-feira, 27 de abril de 2016

Projeto GLOBETROTTER: Escolas e Comunidades Alternativas no Mundo - palestra

(Local: Greenschool, Bali, Indonésia)
 
E se...
"E se, da escola não fizessem parte, necessariamente, quatro paredes, mesas, cadeiras e janelas?

E se, mesmo havendo salas, não houvesse paredes entre as mesmas e estas fossem aulas abertas sem divisões?

E se, do currículo escolar fizesse parte saltar na lama, construir casas nas árvores, lanchar sentados em troncos de madeira, escutar contos dentro de cabanas de ramos de árvores construídas pelas próprias crianças ou brincar espontaneamente debaixo de céu livre? E se, viver em comunidade dependesse do Autogoverno responsável e sustentável dos seus habitantes, não necessariamente de leis préestabelecidas?

E se, pudéssemos fazer um trekking descalços pela natureza, mesmo debaixo de chuva, percorrendo diversas texturas sensoriais?


E se, as crianças pudessem escolher quando aprender e o que aprender, em grupos de trabalho de meninos e meninas de idades diferentes?

E se, não houvesse livros nem testes na escola?

E se, as crianças pudessem “construir” os seus próprios livros de aprendizagem?

E se, aprender o alfabeto se pudesse fazer, escrevendo no ar?

E se, as crianças pudessem dormir ao ar livre no Jardim-de-Infância, na hora de descanso?

E se, brincar, independentemente das condições do tempo, fosse possível sempre ao ar livre?

E se, pudéssemos desenhar o nosso currículo, na Universidade, de acordo com os gostos pessoais,
incluindo disciplinas como desenvolvimento sustentável, liderança ou motivação intrínseca?


E se, a vida e a educação passassem a ser encaradas como percursos de auto-educação constante em vez de processos de avaliação quantitativa constante?

E se, pudéssemos “hackear” a escola?

E se, pudéssemos “hackear” a vida ao estilo de uma “pura vida”?

E se, aprender matemática se pudesse fazer saltando à corda ou tricotando com as mãos, sem agulhas?

E se, a Escola pudesse ser “Livre”?

E se, o Yoga ou a meditação Mindfulness fossem parte da escola?

E se, a nossa casa pudesse ser a nossa própria escola?

E se, aprender se pudesse fazer viajando pelo Mundo?”

Com este "E Se...", Simone André da Costa introduz-nos a algumas das premissas que estão a moldar as escolas e comunidades de aprendizagem alternativas (aos modelos vigentes). Premissas com as quais se identifica e que a lançaram, entre 2006 e 2007, num projeto-viagem em que visitou 32 escolas de 14 países da europa, tendo ainda e mais recentemente visitado a "escola mais verde do planeta", a Greenschool de Bali, na Indonésia.

Nesta palestra, Simone André da Costa partilha as suas impressões, experiência e registos fotográficos desta inspiradora odisseia (colecionou 70 fotografias, criou um blogue e editou um livro), convidando os participantes a com ela refletirem e questionarem a escola, o ensino e a aprendizagem - como parte de uma reflexão mais ampla e profunda, quanto à própria vida e sentido de futuro num planeta que a todos nos exige mudança e (re)sintonia com a natureza, com os outros e com o Ser de cada um.

Oradora: Simone André da Costa

Público-Alvo:
- Jovens (pela experiência que este projeto constituiu para esta jovem "globetrotter", que o iniciou no âmbito de um Programa de Mobilidade Europeia, dando-lhe, assim, a possibilidade de viajar, contactar com outras pessoas e realidades e obter formação).
- Pais e filhos
- Professores
- Terapeutas
- Outros agentes educativos
(que daqui poderão ter acesso, ainda que indirecto, a alternativas educativas a funcionar com eficácia e dedicação em países tão diversos entre si e, na grande maioria, em comunidades pequenas)
- Decisores e agentes envolvidos nos processos de tomada de decisão, ao nível político e institucional
(que daqui poderão receber inspiração e força para empreender as mudanças necessárias na forma de ver e promover a educação)


Programa EARTHfest'2016:

Dia: Sexta-Feira, 29 de abril

Horário: 18h30


Zona de Programação: EARTHfest em Foco (auditório do CIM)

Parceiro: Simone André da Costa/ Projeto GLOBETROTTER

Nota: esta palestra substitui a palestra inicialmente programada em pré-evento do EARTHfest'2016 ("Pequenas Mitologias da Criação", por Henrique Areias, que por motivos imprevistos não poderá estar presente).


Mais informações:

 Projetos Educativos Alternativos englobados:

- Jardins-de-Infância que se desenvolvem inteiramente na floresta, que são os chamados Waldkindergarten ou Forest Schools, com origem nos países do Norte da Europa, como a Noruega, a
Suécia, a Dinamarca, a Finlândia e a Alemanha);

- Escolas e Jardins-de-Infância, assim como outros projectos como os Camphills, a Pedagogia Sócio Curativa, entre outros, que se desenvolvem na linha de orientação Waldorf e Antroposófica;

- Escolas e Jardins-de-Infância que se desenvolvem no âmbito da Pedagogia deMaria Montessori;

- Ecovillages – Comunidades e Eco-aldeias que promovem um estilo de vida sustentável e várias ofertas formativas nesta área, como a Permacultura, a Agricultura Biodinâmica e a Arquitectura Orgânica.

- Outros, que revelaram promover a criatividade e o respeito pelo desenvolvimento integral do Ser Humano, assim como o respeito pela Terra e pela Natureza e que fomentam, desta forma, uma educação livre, sustentável e mais holística.


Objetivos do projeto:
Este trabalho pretende (além do já enunciado) ser um “imput” de energia e de motivação, para os processos de tomada de decisão, nos percursos de auto-educação das pessoas e em consequência, para todos nos empenharmos em ter como objetivo e compromisso máximo de vida, sermos e vivermos a melhor “versão” de nós mesmos, como parte integral da história e da biografia do mundo e se possível, podermos contribuir e influir para que se torne num lugar melhor, mais autêntico e mais feliz do que aquele que encontrámos quando chegámos.

Para a mentora do projeto, pretende ser uma fonte de experiência e aprendizagem, em cada projeto visitado e no aprofundar de conceitos e metodologias que permitam o processo de própria meditação e de criação de um modelo de Jardim-de-Infância sustentável em Portugal.

Através das fotos e do livro, que apresentam os projetos visitados, pretendeu-se transmitir a ideia de que podemos ser donos da nossa própria educação e como tal, poderemos ter um rol activo muito importante na mudança e na criação de novas formas de desenvolvimento, nas nossas próprias vidas, como indivíduos e, em consequência, nos locais onde vivemos, na Natureza, na Educação, na Economia, nas nossas famílias e nas pessoas que amamos.




Sobre a "globetrotter" Simone André da Costa:
Nasceu em Bragança, Portugal, em 1980. Licenciou-se em Psicologia pela Escola de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Minho, com pré-especialização na área da Psicologia do Desporto e da Atividade Física. Pós-graduou-se em Pedagogia Infantil Waldorf pela International Graduate School La Salle (Madrid, Espanha, 2009) onde aprofundou conhecimentos sobre o Desenvolvimento Infantil e sobre a Educação Alternativa, área na qual tem trabalhado, paralelamente com a Psicologia, em versão de “Gap Year” contínuo, tendo viajado e vivido numa grande diversidade de lugares pelo mundo. Iniciou o seu percurso atípico de auto-educação como “Hackademik” mesmo antes de entrar para a Universidade, participando, desde então, em vários Programas de Mobilidade Internacional, como o Leonardo Da Vinci, o Serviço Voluntario Europeu, o Interrail e vários intercâmbios e Workshops em diferentes países, com um espirito “Open-mind” e convicta em “tornar-se dona da sua própria educação”.

Aprender de raiz, alemão aos 23, snowboard aos 31 e a vida em si mesma, ao longo de um processo de infinitas possibilidades, que só um coração aberto pode experimentar e sentir, foram algumas das competências desenvolvidas como parte do “currículo” desenhado por si, ao longo do seu percurso autoeducativo.

 Cooperou com a Cruz Vermelha Espanhola (Creu Roja Illes Balears) no Departamento de Emergências Psicológicas, assim como no Departamento de Educação da Coral World International ou como Educadora Infantil num Jardim-de-Infância Waldorf, sendo Voluntária na Escola Mais Verde do Planeta, a Greenschool, na Ilha de Bali, entre outros projectos, sendo sempre fiel a si mesma e aos seus objectivos, que considera vitais, como o evoluir através da diversidade de experiências e de culturas.

Desde 2005, desenvolve o Projecto Globetrotter.



Blogue do projeto GLOBETROTTER: http://projetoglobetrotter.weebly.com